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Medicina do Trabalho no Rio de Janeiro

A COPACLIN encontra-se habilitada para atender às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR 5, 7 e 9), como se segue:

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO – NR7

Inclui a realização dos exames em todos os funcionários sob a coordenação de profissional médico registrado no Ministério do Trabalho com especialização na área de Segurança e Saúde Ocupacional.

Os exames médicos são realizados: Na admissão do funcionário à empresa (EXAME ADMISSIONAL), periodicamente, com freqüência variável de 3 em 3 meses ou até 24 em 24 meses (EXAME PERIÓDICO), quando ocorre mudança de atividade de um funcionário (EXAME PARA MUDANÇA DE FUNÇÃO), quando do retorno do funcionário que eventualmente tenha se afastado do trabalho por mais de 30 dias por doença (EXAME PARA RETORNO AO TRABALHO), e no momento de sua demissão (EXAME DEMISSIONAL).

Os exames médicos quando a legislação especifica indicar, deverão ter o suporte complementar de Radiografias, Laboratório, Audiometria, etc.

Após a realização dos exames será emitido o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) em duas vias.

Reconhecimento e avaliação dos riscos ocupacionais potenciais à saúde do trabalhador.

Recomendações de medidas preventivas e corretivas.

Anualmente emissão do Relatório Anual de Exames Realizados.

Os exames ADMISSIONAL, DEMISSIONAL, PERIÓDICO, EXAME PARA MUDANÇA DE CARGO E EXAME PARA RETORNO AO TRABALHO poderão ser realizados na sede da empresa-cliente, desde que haja espaço apropriado e com agendamento prévio de 15 dias, para atendimento igual ou superior a 20 exames por visita médica.

Opcionalmente programa de check-up para executivos.

• Programa de Prevenção de Risco Ambiental – PPRA – NR9

Inclui a realização anual do monitoramento nos diversos setores da empresa, realizado por técnico em segurança do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, com a emissão do respectivo laudo técnico.

Os principais monitoramentos são:

a) Ruídos – Medição feita em aparelho denominado Decibelímetro (limites de tolerância até 85 decibéis)
b) Luminosidade – Medição feita através de aparelho denominado Luxímetro (limite mínimo de 300 Lux).
c) Calor – Medição feita através de aparelho denominado Termômetro de Bulbo (limites de tolerância variáveis).

 

Os principais Riscos Ambientais são:

a) Riscos Físicos – (ruído, calor, frio, umidade, pressão e radiação, etc.)
b) Riscos Químicos – (vapor, gases, fumo, poeira, etc.)
c) Riscos Ergonômicos – (esforço físico, postura inadequada, movimentos repetitivos, trabalho sobre tensão, trabalho noturno, trabalho em pé, etc.)
d) Riscos Biológicos – (bactérias, vírus, parasitas, contato com lixo, etc.)
e) Riscos de Acidentes – (arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, ferramentas defeituosas, riscos de incêndio, etc.)

O PPRA é feito em conjunto com o PCMSO.

 


 

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